Polícia

Chuva e alagamentos provocam transtornos em Niterói e SG

Publicada às 10h12. Atualizada às 11h40.

Imagem ilustrativa da imagem Chuva e alagamentos provocam transtornos em Niterói e SG
|  Foto: Alagamento após chuva em Neves - Alex Ramos - Enfoco
Temporal causou enchentes em diversas vias dos dois municípios. Foto: Alex Ramos

A chuva forte que atingiu as cidades de São Gonçalo e Niterói no final da madrugada e início da manhã desta sexta-feira (7) provocou alagamentos e transtornos em diferentes ruas dos dois municípios. No bairro de Neves, em São Gonçalo, parte da rua Oliveira Botelho, uma das principais da região, ficou completamente alagada. Já em Niterói, houve relatos de vias com bolsões d´água na Alameda São Boaventura e em ruas do centro, Barreto, na zona norte, e no bairro de Itaipu, na Região Oceânica.

Por conta dos alagamentos, muitos motoristas tiveram que mudar a rota, já que veículos menores não conseguiam trafegar em meio ao alto nível da água. Um motorista não teve sorte e acabou tendo o carro enguiçado no meio da rua no bairro de Neves, o que dificultou ainda mais o trânsito. O veículo precisou ser rebocado.

Muitos moradores usaram rodo e vassouras para ajudar a retirar a água que já estava chegando bem próxima de suas casas. "Eu nem sei o que vou fazer porque com esse alagamento nem deve ter cliente hoje na minha pensão", disse a cozinheira Carmem Maria.

Problema antigo

Populares relataram que o problema no bairro Neves ocorre há anos. Nos casos de temporais, eles precisam passar pela água e até mesmo mudar alguns móveis de local por conta da invasão da água dentro de suas residências.

Moradores precisaram enfrentar as águas para se locomoverem. Foto: Alex Ramos

A aposentada Hermilda Alves, de 71 anos, não teve outra opção e precisou caminhar pela enchente que já estava na altura do joelho.

"É sempre assim, entra e sai ano, ninguém faz nada. Aqui não era assim, quando eu tinha 16 anos eu andava isso tudo, aqui era uma maravilha, mas agora nós temos que literalmente entrar na água e é toda molhada que vou chegar no banco", relata apreensiva.

A Defesa Civil de São Gonçalo informou que permanece em estágio de atenção. Segundo a pasta, não houve ocorrências, além de registros de alagamentos em alguns pontos. As sirenes instaladas em áreas de risco não foram acionadas.

Foi realizada vistoria emergencial em imóvel no bairro do Barro Vermelho. Nas últimas 24 horas, o Gradim foi o bairro com maior acumulado de chuva - 46,8 mm. A Defesa Civil disse, ainda, que segue em monitoramento, pois há previsão de chuva moderada a muito forte nas próximas horas.

Tempo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão do tempo para esta sexta (7), em São Gonçalo, é de máxima de 25° C e mínima de 22° C. O céu fica nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. No final de semana, o tempo fica encoberto com possibilidade de chuvas.

Em Niterói, o cenário é o mesmo e fica nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas durante todo o dia. A temperatura máxima é de 25°C e mínima de 23° C. O final de semana será chuvoso com previsão de temperatura máxima de 24° é mínima de 20° C.

Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil de Niterói, a cidade entrou em estágio de atenção às 8h devido à atuação de núcleos de chuva moderada/forte. Houve registro de chuva forte em pontos isolados. Por conta do avanço destes núcleos, permanece previsão de pancadas de chuva moderada a forte, para as próximas horas, acompanhadas de rajadas de vento. O órgão segue em monitoramento e atualizações. Em caso de emergência, a orientação é ligar para 199 ou 2620-0199.

< Nem Palmeiras, nem Flamengo... Barcelona empresta Coutinho a time inglês Eita! Internauta critica Pocah e cantora rebate: "Respeita meu corre" <